Glúten e Lactose – Mitos e Verdades


gluten_lac

Oi pessoal, tudo bem?

Quem vive de dieta sabe que além das gorduras e açúcares, o GLÚTEN e LACTOSE são comumente cortados nas dietas restritivas. Mas, muitas vezes ficamos sem saber o que é mito e o que é verdade sobre esses itens que geram tanta discussão.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, aveia, dentre outros alimentos e até mesmo alimentos industrializados podem ter traços de glúten. É comum encontrarmos o glúten em massas, pães, biscoitos, bolos e cervejas.

Já a lactose é um carboidrato presente no leite e seus derivados.

sem-lactose

Mitos

Muitos estudiosos defendem a ideia de que uma dieta sem glúten e sem lactose evita a ocorrência de inflamações no organismo, fazendo com que ele funcione mais corretamente, diminuindo o inchaço e a retenção de líquidos. Porém, não existe nenhuma comprovação científica sobre isso.

Um grande mito que rodeia o glúten é pensarmos que ele está presente somente em carboidratos de farinha branca, quando na verdade ele também está presente na composição de diversos alimentos integrais.

Outro mito sobre o glúten é acharmos que o consumo dele está automaticamente ligado com o risco de câncer, quando na verdade nenhum estudo científico comprovou até o momento uma verdadeira ligação entre os dois.

O que dizem sobre as pessoas intolerantes à lactose serem totalmente proibidas de consumir alimentos derivados do leite é um grande mito, porque boa parte dos intolerantes à lactose podem consumir alimentos com baixo teor de lactose, sem sofrer com os sintomas colaterais, mas isso depende de cada um, se você tiver intolerância à lactose, deve ir a um gastrologista e ao nutricionista.

mitos-verdades-gluten

Verdades

A lactose é um carboidrato presente apenas no leite de origem animal, então o leite de coco, por exemplo, não tem lactose!

Outra verdade é que ao tirar esses itens da dieta, as pessoas perdem peso. Sim, existem pessoas que tem alergia ao glúten (Celíacas) ou intolerância a lactose e, ao pararem de consumir esses alimentos, elas realmente sentem a diferença logo de cara! Afinal, são itens que não são “bem recebidos por esses organismos”. Se uma pessoa trocar o consumo de um pedaço grande de pão com glúten no lanche da tarde por uma fruta, por exemplo, ela vai conseguir emagrecer porque naturalmente estará ingerindo menos calorias ao fazer essa troca. Já se ela apenas trocar o pão de farinha branca por um pão sem glúten, dificilmente vai perder peso com essa simples ação.

E até mesmo quem não tem alergia ou intolerância, acaba sentindo os efeitos na balança. Pois com um dieta restritiva, acabamos nos alimentando de forma mais saudável, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes e diminuindo ou cortando a ingestão de pães, massas, pizza, queijos gordurosos, leite e seus derivados, que são grandes vilões da alimentação por terem bastante calorias.

O cálcio não é encontrado apenas nos leites e alimentos derivados dele. Durante uma dieta sem lactose, ele pode ser suplementado e também encontrado em verduras de cor escura, como o espinafre, brócolis e a couve.

Pra quem possui alergia ao glúten, deve sim procurar um médico para orientar sua alimentação, porque a retirada do glúten possibilita a melhora do funcionamento do intestino e vai livrar a pessoa ao longo do tempo dos sintomas causados pelo consumo dessa proteína, como a distensão abdominal, diarreia, dor de cabeça e fraqueza.

Uma alimentação com ou sem glúten, com ou sem lactose, é importante ser planejada e feita com o acompanhamento de um profissional que irá analisar de perto sua saúde e então definir a dieta que melhor se encaixa nas suas necessidade.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos..


Publicado em: Vida Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *